Pergolando 2022 por Victor Niskier + Amoedo

CASACOR Rio 2022

Uma história de arquitetura e sucesso.

Primeira franquia da marca, a CASACOR Rio de Janeiro nasceu apenas três anos depois do evento paulista, em 1991, e, desde então, vem traduzindo o jeito carioca de morar em eventos que reúnem grandes profissionais da arquitetura, design de interiores e paisagismo; e abrem as portas para o público da cidade de prédios que são verdadeiras joias da arquitetura do Rio.


Nessas três décadas, a mostra teve 1.232 dias de funcionamento, foi vista por mais de um milhão de pessoas e contou com a participação de 878 profissionais que decoraram 1.305 ambientes. São inúmeras tendências e incontáveis soluções apresentadas pelo elenco. Tudo isso, sem perder de vista a paixão pelo Rio e por revelar alguns de


seus imóveis icônicos (muitas vezes recuperados para abrigar a CASACOR Rio): palacetes, casas urbanas, lançamentos imobiliários, hotel, casarões neoclássicos, modernos, ecléticos e até uma vila de casas geminadas – a Villa Aymoré. Um verdadeiro passeio pela história do Rio e da sua rica arquitetura.


Em 2021, a CASACOR Rio de Janeiro celebrou 30 anos do evento no icônico casarão Brando Barbosa, palacete localizado no Jardim Botânico da capital que se destaca por estar cercado por um jardim de 12 mil m² de Mata Atlântica. Foram 38 espaços assinados pelos mais importantes arquitetos cariocas.


Residência Brando Barbosa


Os fãs da CASACOR Rio já podem começar a se preparar para a edição de 2022. A mostra carioca irá acontecer do dia 27 de abril a 26 de junho de 2022 no icônico casarão Brando Barbosa, que foi sede da mostra em 2021.

 

A residência de mais de 2 mil m2 foi doada, em 2015, por Odaléa ao Museu de Arte Sacra de São Paulo. Em estilo eclético e repleto de elementos do barroco, o Palacete Brando Barbosa é considerado um dos mais bonitos e conservados da cidade, com destaque para os pisos de mármore de Carrara nos salões e para os janelões que se abrem para os exuberantes jardins. Objetos de valor inestimável, como o lustre do hall de entrada – que tem sua dupla no Palácio de Versalhes, integram o projeto de interiores. 


Duas peças de jacarandá, uma escada esculpida no hall de entrada e o portal que dá para a sala de jantar foram construídas com uma madeira que serviu como cabeceira de cama em 1712. Outra preciosidade histórica é a banheira da suíte do casal. Feita em um bloco de mármore com duas cabeças de leão esculpidas, a peça pertenceu à Imperatriz Teresa Cristina, mulher de D. Pedro II.

 

O casarão foi construído cercado por espécies de plantas nativas da Mata Atlântica. Os jardins são um verdadeiro convite à contemplação – não à toa, ali foram instaladas lojas, áreas de alimentação e convívio, garantindo que os visitantes da CASACOR Rio possam aproveitar o evento em segurança, seguindo todos os protocolos sanitários da Organização Mundial de Saúde. 


#Pergolando 2022 por Victor Niskier + Amoedo

Como parte das celebrações pelos 50 anos da empresa, a Amoedo marca presença na Mostra Casa Cor, aberta ao público a partir do dia 27 de abril de 2022. A exemplo do que aconteceu na edição de 2021, a mostra deste ano acontece na icônica Residência Brando Barbosa, no Jardim Botânico, e a empresa carioca apoia o espaço destinado ao arquiteto Victor Niskier, embaixador da marca Amoedo Design. 

 

"A participação na mais importante mostra de decoração do Rio de Janeiro reforça o DNA de inovação, bom gosto e qualidade do Grupo Amoedo. Uma oportunidade única de estar junto a um público qualificado, com uma pequena amostra de nossos materiais que poderão ser encontrados em nossas lojas. A Amoedo Design se diferencia no segmento por oferecer em suas lojas show rooms com o que há de mais moderno, e espaço exclusivo para que os arquitetos possam levar seus clientes confortavelmente para ver e sentir seus projetos“.


Victor Niskier conta ter tido como inspiração para a concepção do espaço que assina, o conforto, lazer e personalidade que o cliente pós pandemia busca. "Um refúgio onde só ou acompanhado, pode vivenciar atividades de formas diferentes de interação nessa mescla de estar + jardins + área gourmet + livraria", acrescenta.

Na mostra 2022, o espaço “Pergolando 2022 por Victor Niskier + Amoedo”, retorna ao espaço que lhe coube na edição passada, e que deve ser novamente um dos principais pontos de convívio do público visitante. "Em 2022, meu principal desafio é demonstrar minha versatilidade na requalificação de um mesmo espaço. Recebo sob o mesmo teto do ano anterior, nas pérgolas funcionais criadas em meio ao bambuzal, uma cozinha gourmet e uma livraria", explica Victor. 

Neste ano, especialmente em função do arrefecimento da pandemia da covid-19, foi possível criar um novo programa de atividades no espaço, que conjuga uma cozinha funcional, uma biblioteca e uma área de estar integrada na natureza. 

 

E foi visando exatamente a uma maior interação com a natureza, que a cobertura existente foi substituída permitindo melhor visibilidade da paisagem, e a transformação de toda a área coberta e descoberta em um grande deck. 

 

Poltronas personalizadas de designers brasileiros (como a Knot, de Lattoog, e a Benjamin, de Sérgio Rodrigues), permitirão aos visitantes apreciar a vista e desfrutar dos livros que estarão à disposição para leitura em meio a telas e esculturas de diversos artistas, como Dudu Garcia, Patrícia Guerreiro e Jonatas Teixeira. 

 

O cuidado ambiental também se faz presente no espaço criado por Victor Niskier, por meio do deck de porcelanato, que potencializará a durabilidade, e da aplicação de películas sobre os vidros, que aumentam o conforto ambiental e evitam a climatização artificial.

Compartilhe e curta

Siga a Amoedo

no Instagram

@amoedodesign

Compartilhe a Amoedo

no Facebook

@amoedodesign

Fale com a Amoedo

no WhatsApp

(21) 99288-1290

Acesse o site e veja os produtos utilizados no ambiente.

Receba Novidades

Seus dados estão protegidos conosco.

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.